A partir do texto introdutório do livro “A águia e a galinha”, de Leonardo Boff, pode-se esboçar um raciocínio sobre a importância do ato de ler, de interpretar, decodificar o mundo. A alfabetização / letramento de um indivíduo perpassa valores desta natureza: mais do que a “soma de tijolinhos” (sílabas) o professor alfabetizador necessita de uma prática que permita efetivar a autonomia do aluno sobre a escrita e a leitura.
É evidente que a metodologia da alfabetização mais atual não deixa de “silabar”, mas este já não é o cerne das ações. Demonstrar a função da escrita na vida das pessoas é tarefa primordial, já que textos de jornais, de revistas, receitas, listas, poemas, etc, estão presentes em nosso cotidiano.
Textos para aprender a ler parecem trava línguas, pois não passam de treino de determinada letra = “O vovô viu a uva”. Podem ser utilizados, desde que em dosagem apropriada, ou seja, como mais uma possibilidade de leitura.
Com tais pressupostos, o professor alfabetizador conseguirá oferecer nova possibilidade ao aluno num movimento de amplitude de relações. A decodificação do alfabeto não garante interpretação, sentido, compreensão de um texto. O importante é o professor saber “ler, interpretar, compreender”, para oferecer esta referência ao aluno.
O texto sugere que só podemos dar sentido a partir do que conhecemos – “a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam”. Cada situação vivida, lição aprendida, novidade incorporada colabora para meu repertório particular de experiências, o que proporcionará salto qualitativo na interação com o outro, com o mundo.
MUITO BOM SEU BLOG PROFESSORA, COM MUITAS INFORMAÇÕES POSITIVAS PARA EDUCADORES NOVOS E VETERANOS, POIS LEVA O PROFESSOR PENSAR EM SUA PRÁTICA.
PARABÉNS!
Obrigada, Teresinha!
Bom saber que gostou do blog. Aproveite-se dele sempre que quiser!
Professora Walkiria, é a 1ª vez que entro em um blog
tão significativo para subsídio de uma prática pedagógica que flua!
Parabéns!!!! Telma Lopes Itabaiana Paraiba
Telma, aproprie-se dos conhecimentos compartilhados no blog, é para isso que ele serve, para nos dar suporte teórico a uma
boa prática cotidiana em sala de aula. Visite-nos sempre! Te espero.
Profª Walkiria que maravilha o seu blog !!!!! Sou estudante de psicologia e vc tem me ajudado muito que Deus continue te abençõando sempre
Suzana, procure-me pelo blog quando precisar. Em breve postarei mais conteúdos importantes para a Pedagogia e Psicologia.
Abração!
Esse texto é maravilhoso….lembro até hoje de quando você nos apresentou na faculdade em 2009….grandes reflexões….Parabéns pelo Blog é maravilhosooooooo
Muito bom seu blog, e com muitos caminhos para se realizar um trabalho brilhante com os alunos.
Eu lí “A águia e a galinha” e seu comentário veio contribuir para aumentar o meu conhecimento.
Bom saber que colaborei em seu saber! Visite-me mais vezes!
Está dentro da essência do conteúdo da ” águia e a galinha” , Leonardo Boff. Trabalhei 25 anos na carreira do magistério . Depois de aposentada 15 como professora universitária no Curso de Pedagogia, discutindo com os alunos as propostas desses autores. Em 2006 encerrei minhas atividades profissionais.Pensei que as questões educacionais estivessem mortas. Ledo engano:
“as cabeças pensam de onde os pés pisam” ou pisaram.
Obrigada por visita meu blog!
Parabéns por sua trajetória profissional.