Como organizar um plano de aula

Em nossa vida cotidiana necessitamos de pequenos planejamentos: ao observarmos o céu nublado, preparamos nosso guarda chuva; se percebemos que o dia se inicia com determinada temperatura, nos organizamos para ele – blusas leves para dias quentes e blusas de mangas longas para dias frios; antes de qualquer refeição, passamos ao toilette para higiene das mãos; etc.

No exercício rotineiro do professor uma tarefa importantíssima é a organização de seus planos de aulas. Mais do que formular mentalmente as idéias de uma aula, o professor necessita de um registro para que consiga verificar os caminhos por onde percorreu (ou não), até que ponto conseguiu administrar aquilo que foi organizado para a aula e assim sistematizar a sucessão de cada uma delas.

Com a elaboração de um plano de aula, o professor antecipa suas metas, bem como as possíveis dúvidas dos alunos. É evidente que algumas colocações inusitadas dos alunos poderão surgir e o professor lidará com o improviso. Isto não representa qualquer prejuízo à aula, pelo contrário, poderá identificar novos interesses dentro do tema proposto, automaticamente, maior visibilidade do tema pelo professor, novas aulas, maior criatividade. Enfim, uma aula organizada otimiza a eficácia do processo de aprendizagem.

Existem partes fundamentais num plano de aula. Abaixo foram relacionadas cada uma delas com suas respectivas implicações.

A) Identificação: É adequado que se inicie um plano com informações pontuais sobre o perfil da aula. Assim, dados como série, disciplina e duração demonstram os limites da ação do professor.

Série (ou ano): A quem se destina esta aula? Por exemplo – 3º ano do Ensino Fundamental.

Disciplina: Registrar qual a disciplina abarcada pela proposta. No caso de proposta interdisciplinar, relacionar todas as disciplinas envolvidas.

Duração: Quanto tempo se tem para o desenvolvimento da proposta de aula? É rotineira a marcação por hora/aula. Por exemplo – 2 h/a.

B) Objetivo (s): Referem-se a aspectos simples, concretos, habilidades alcançáveis em curto prazo.  Demonstram desempenhos observáveis nos alunos. Seria o equivalente ao professor perguntar-se mentalmente “no final desta aula, os meus alunos serão capazes de…” A meta da aula, o que o professor quer desenvolver no aluno.

C) Conteúdo (s): Conjunto dos temas ou assuntos que serão estudados durante a aula, que está diretamente ligado à (s) disciplina (s) registrada (s) na identificação da aula.

D) Procedimentos didáticos / Estratégias / Metodologias (São sinônimos): São os meios utilizados para facilitar a aprendizagem. De que forma o professor organizará sua aula para que o aluno aprenda? Esta parte, normalmente, é registrada através de tópicos, a fim de otimizar a organização do professor.

E) Avaliação: Deve ser encarada como instrumento de feedback,  de devolutiva para o professor. Como isto funciona? Na Pedagogia Tradicional a avaliação serve como termômetro da aprendizagem do aluno, se aprendeu muito ou pouco e esta tarefa é de sua responsabilidade. Numa proposta mais atual, se o aluno aprende “pouco”, o problema pode não ser “do aluno”, mas sim, por exemplo, do professor – se sua linguagem está adequada ao aluno, se os temas propostos são relevantes para os alunos (o professor deve saber da pertinência de cada conhecimento ensinado na vida do aluno), entre outros dificultadores que serão explanados em outro post. Agora, para o plano de aula, o importante é que o professor possa verificar a participação, o envolvimento do aluno na aula. Em uma, duas horas aula, não é possível um registro formal de avaliação, mas sua presença, seu entrosamento na aula, registrados através da observação do professor, podem ser levados em consideração no tocante à avaliação.

Dica: ao finalizar a elaboração do plano de aula, é necessária uma nova leitura da proposta, para última verificação: deve-se imaginar, sempre, que outro professor poderá ministrar a aula preparada por você (leia seu plano de aula imaginando que no dia da referida aula você teve qualquer imprevisto e não compareceu à escola; outro professor teve acesso ao seu plano e irá admiti-lo com os alunos). Com esta “preocupação”, você conseguirá “corrigir” aquilo que não está tão adequado, tão específico, o que demonstrará qualidade em sua produção, proporcionando  uma escrita clara, objetiva.

Para saber mais:

MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Práticas pedagógicas docentes e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

50 respostas para Como organizar um plano de aula

  1. Alan Carneiro disse:

    Realmente professora é uma ótima dica deixar o plano de aula em condições que outro
    colega possa dar sequência ao planejado,óh quando escrever seu livro de planos de aulas,
    envia o meu…
    Att.Alan Carneiro

  2. monica aurora mazzari disse:

    Oi Profa!

    Muito bem explicado o plano de aula, detalhado.
    Eu também faço o plano de aula, tem nomenclatura diferente, mas é a mesma maneira de execução. É o plano de ensino…pelo SENAI, cada curso tem o seu plano distinto, o meu é bem detalhado, ensino assistente administrativo para jovens.
    As matérias são distribuídas sobre noções de empresa, departamento pessoal, finanças, organização de escritório, custos, contabilidade, armazanamento e distribuição. è bem corrido o curso, apenas 6 meses. Infelizmente, pois tenho que correr nas aulas para cumprir o cronograma, dessa maneira as aulas são resumidas…Eu gostaria de passar muito mais conteúdo, mas tem que se seguir o cronograma do SENAI.
    Abraços,

  3. Cara Profa. Walkiria,

    A escolha do assunto é muito pertinente, porque é perceptível a utilidade dos planos de aula, tanto para o professor, como você mesma tão bem dissertou, como para os alunos, que percebem maior coerência no desenvolvimento da aula.

    Parabéns pelo post!

    Acredito que os “planejamentos” deveriam ser parte do nosso cotidiano, como você mesma mencionou no início do seu post, mas muitos acreditam que esta atitude representa falta de espontaneidade e então, no embalo do samba, “deixa a vida me levar, vida leva eu”!

    Abraços a todos!!!

    • walkiriaroque disse:

      Prezado Prof. Paulo, percebe-se a formação de um profissional da maneira pela qual ele enxerga suas possibilidades de intervenção no mundo.
      Esta intervenção deve estar pautada numa intencionalidade. Em Educação só consegue-se atingir um processo de transformação se o professor
      tiver esta capacidade. Obrigada por compartilhar da ideia, já que nem todos vislumbram o fazer educacional com este cunho.
      Agradeço também sua frequente visita ao blog. E parabenizo as iniciativas levantadas em sua proposta de “educação”. Seu blog está cada vez melhor.
      Abraço.

  4. Lourdes Couto disse:

    Olá Profª Walkiria!
    Gostei muito do Blog. Os posts colacados de forma clara e concisa com certeza me ajudarão em sala de aula. Voltarei aqui para ler e reler.
    Sinto que terei mais uma professora de quem me orgulhar….rsrsrs….
    Abraços

    • walkiriaroque disse:

      Loudes, fico lisonjeada com sua referência… Acredito que quando o profissional gosta do que faz, seu fazer cotidiano é diferenciado. As pessoas à sua volta podem notar sua dedicação.
      Sobre o blog, é um projeto em pleno desenvolvimento. Bom saber que gostou.
      Participe sempre. Dê sugestões. Isto é muito importante para a organização de novos temas.
      Obrigada pela parceria. Também sinto que será uma pedagoga brilhante.
      Bom domingo!

  5. JULIANA NASCIMENTO disse:

    Amei Profª essa iniciativa de deixar o plano de aula à disposição para que o outro colega possa ver, e até mesmo se orientar no caso dos iniciantes como eu. Saudades das suas aulas, de letramento na FALS. bjussss

    • walkiriaroque disse:

      Juuuuu, que saudade…
      Que bom que gostou do blog. Ainda estou “em processo de construção”. rsrs
      Participe sempre! Conto com você para sugestões de temas para escrever.
      E o trabalho, como está? Lecionando?
      Mande um beijo pra turma toda, sinto muita saudade de todos.

  6. Olivia Santos Alves disse:

    Olá Profª, um bom dia. Muito bom o seu blog, se todos os professores se empenhasssem dessa forma, para passar mais informações sobre o nosso aprendizado no curso, nossas aulas com certeza seriam muito mais interessantes e bem aproveitadas. Claro que o interesse é de cada um, mas nada como um bom incentivo.
    Obrigada.
    E parabéns por ser uma profissional de sucesso e amaaaadaaaa!!!
    Beijo e até breve.

  7. Rosangella disse:

    Profª Obrigada por esta explanação clara e objetiva, me ajudou e muito em como ter uma sequência lógica de organização de plano de aula.

    Precisamos de pessoas com este tino profissional, que esclareça dúvidas que nos oriente e nos ajude a ser professores de excelência pois é o que precisamos – “URGENTE”.

    VALEU PELA DICA.

    Super beijo RÔ

    • walkiriaroque disse:

      Que saudade, Rosângella…
      Tudo bem com você? Obrigada por acompanhar o blog. Fique de olho porque sempre postarei novidades.
      Agradeço também a referência, mas acredito que quando um profissional sabe exatamente sua tarefa, as pessoas podem perceber a qualidade de seu trabalho. Que bom que percebeu que faço de meu trabalho o melhor possível e tento auxiliar professores em seus embasamentos teóricos.
      Participe sempre!
      Beijo.

  8. Nilce Ferreira disse:

    Olá bom dia !
    Hoje foi q eu conheci o seu blog e adorei as dicas que vc deixou para tdas nós que estamao sendo Professora de primeira viagem. Muito bom , eu adorei o plano de aula que vc deixou , bem versátil e prático muito bom. Estou fazendo meus primeiros dias de estágio em uma escola Municipala de minha cidade e por isso estou com esta dificuldade em fazer um plano.Mas já li o seu e deu pra tirar uma idéia. valeu muto . Desde já eu agradeço .
    Obrigada.
    Tenha um bom final de semana.

    • walkiriaroque disse:

      Nilce, bom saber que o blog e útil como fonte de informação.
      Acesse-o quando quiser. Deixe seu comentário, sempre!
      Procurei organizar o artigo sobre plano de aula de forma clara e simplificada.
      Se tiver dúvidas, escreva-me. Posso ajudar.
      Boa semana!

  9. ESTOU ASSUMINDO UMA TURMA DE 3º ANO , recente e fui busca fontes para fazer um
    trabalho,bem criativos com alunos, encontrei no seu blog,a solução,você me ajuda bastante.Desejo que DEUS continue te ilunando,dando paz e perseverança~.

  10. Lazaro Francisco Filho disse:

    Estava a procura de uma orientação para desenvolver um plano de aula e encontrei o seu. Muito bom. Valeu! Quem tem o seu nem sempre se dispõe a cedê-lo.

    • walkiriaroque disse:

      Lazaro, o bom conhecimento é aquele que pode ser compartilhado para que outro possa lhe dar novo sentido.
      Aproveite os registros de planos de aula, pois eu os escrevi como se estivesse “conversando” com alguém,
      explicando detalhadamente. O melhor é saber que quem faz a leitura percebe que tive esta preocupação, de
      detalhar bastante cada pedacinho do plano. Aproveite-o. E parabéns pela pesquisa. É assim que ampliamos
      nosso repertório de conhecimento.

  11. realmente as dicas sao muito boas esclarece duvidas

  12. Profa Walkira, sua forma é muito boa e eslarecedora que ensina a pessoa a ser professor como muito amor…

  13. Olá professora Walkiria!
    Quero parabeniza-la pelo blog e pelos post que já estão me ajudando a recordar o que estamos estudando em sala de aula e na atps das outras matérias;Obrigada pela colaboração.

  14. Marcos messias da cruz disse:

    Primeiramente muito obrigado. Pois suas dicas vão melhorar e muito meus planos de aula amei

  15. cecilia bruch disse:

    Ola professora gostei da suas dicas sobre o planejamento parabéns, Deus sempre nos ilumine.

  16. Karina disse:

    Professora, vc pode me enviar um plano de aula de auxiliar administrativo para alunos de nível médio. As minhas disciplinas serão na área de asministração, pois terão outros profissionais e suas respectivas aulas para compor o curso. Grata. (Caso vc não tenha, mas alguém que o tenha, ajudaria muito)

  17. Olá profª Walkíria, boa tarde.
    É um imenso prazer poder navegar no seu blog, sentindo assim, uma sensação de estar em sala de aula, com diversos alunos, preparando p/ dar uma boa aula… O blog é um caminho perfeito p/ se concretizar vários trabalhos voltados p/ a área educacional. Estou lisonjeada só de poder ver um plano de aula tão perfeito. Espero que, quando eu me formar em Pedagogia, eu poderei contar contigo nos meus planos, rsrsrs. Sem mais, muito obrigada pela atenção desejada.
    Att. Marili Saraiva.
    Grande abraço minha flor.

  18. Professora,parabéns pelo Blog.Para nós educadores,se configura uma ferramenta maravilhosa na construção de nosso FAZER PEDAGÓGICO.Sempre que posso visito seu Blog e me fortaleço com suas dicas pedagógicas,traçando um caminho educacional satisfatório.Muitíssimo obrigado pela ajuda!

  19. Karine Rios disse:

    Boa noite prof.ª Walkiria,
    Fiquei muito aliviada ao encontrar o que estava buscando no seu blog. Parabéns pela iniciativa de compartilhar e ajudar com o seu conhecimento. Também estava em busca de como elaborar um plano de aula e vi que é menos complicado do que pensei. Obrigada pela ajuda!
    Atenciosamente,
    Karine

    • Flor Flor-de-Lis disse:

      Ol, boa tarde! Fiquei imensamente feliz em receber esse e-mail, pois preciso do mesmo, sempre! de fundamental importncia, que possamos estar por dentro, e de como se faz um plano de aula bem feito. Espero receber mais vezes, comentrios, sugestes, entre outros p melhor desenvolver o meu trab como pedagoga. Atte, Marili Saraiva.

      Date: Fri, 14 Mar 2014 13:43:31 +0000 To: marily1910@hotmail.com

  20. Cristiane Gomes disse:

    Boa tarde! Walkiria, sou profª do 4º ano e tenho dificuldade de colocar a avaliação no plano de aula, como e que objetivo devo usar ?

  21. Paula Teotonio disse:

    Adorei,como sempre muito esclarecedor e nos fazendo refletir como profissional.

  22. Jussara Maria disse:

    Excelente contribuição para uma reflexão pedagógica!!!

  23. Adriana M. Albuquerque Frota disse:

    Professora este blog norteará sempre minhas pesquisas.
    Muito agradecida pela iniciativa.
    Um abraço forte.

  24. Selma Motta disse:

    Olá Professora ,Walquiriaroque,aprovada pelo POST enriquecedor,sem Plano de aula, nada è possível para nós educadores.

  25. Borges disse:

    Muito esclarecedor, de uma maneira simples mas eficaz foi exposto uma multidão de informações úteis para um novo professor, valeu, fui muito beneficiado, obrigado.

  26. Muito bom e fortaleceu ainda mais meus poucos conhecimentos. Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s