A importância do registro para o professor

Para WEFFORT (1996) o registro é

“A articulação de pensamentos para conhecer o outro, a si, o mundo”.

Na medida em que registra sua prática pedagógica, o professor  possibilita um novo olhar para si próprio: seus conhecimentos, seus limites e possibilidades, sua visão de mundo. Estes registros (dados qualitativos e quantitativos*) não demonstram conclusões, mas sim, inquietações, questionamentos que proporcionarão exercício reflexivo, reparo, aprofundamento, verificação, mudança de seu posicionamento frente ao aluno, à escola, ao conhecimento.

Tal postura requer disciplina, sistematização, organização por parte do professor, cotidianamente. Maneira de colocar o pensamento, a idéia, a criação em prática, o que representa salto qualitativo com relação à sua metodologia de trabalho.

* Acompanhamento de notas, faltas, frequências, de envolvimento familiar, aulas ministradas, metodologias experimentadas, projetos especiais (sucessos e insucessos), avanços individuais e / ou grupais, diários, etc. Relatórios, gráficos, planilhas, entrevistas, impressões, são algumas formas de manejo de dados para o planejamento, a antecipação de ações.

Para saber mais:

WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Sobre Walkiria Roque

Carreira desenvolvida na área de Gestão Educacional. Profissional com mais de 20 anos de atuação na liderança e gerenciamento de ensino. Vivência em diversos níveis de ensino, atuando como docente, diretora, coordenadora e supervisora, conduzindo atividades administrativas e pedagógicas. Ampla experiência na liderança e formação de coordenadores e gestores educacionais, desenvolvendo e capacitando o corpo docente, promovendo modelos de aprendizado acolhedores e auxiliando instituições a alcançar excelência educacional.
Esse post foi publicado em Didática e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para A importância do registro para o professor

  1. Afesua disse:

    Realmente o resgitro é um parte muito importande para o professor poder se auto avaliar e ver o que está faltando em sua prática para melhorá-la, é uma pena que muitos professores não fazem isto…

    Parabens pelo blog Walkiria, estou adorando os seus posts.

    • walkiriaroque disse:

      Afesua, seu depoimento demonstra a realidade: muitos professores não têm esta prática, tão necessária.
      E você, futura educadora, já sabe desta importância! Parabéns!
      Que bom que está gostando dos posts… Eu os preparo com muito carinho!
      Um beijo!

  2. cleaningingservant disse:

    I just could not go away your website prior to suggesting that I extremely loved the standard info an individual supply in your guests? Is gonna be again continuously to check up on new posts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s