Segundo FREIRE (1996) pode-se assumir que a prática pedagógica do professor é apresentada, organizada à luz de três possibilidades – arte, política e ciência. O que isto significa?
- Arte – A tarefa essencial do professor é ensinar. Para a efetivação desta tarefa ele precisa se utilizar de diferentes linguagens para atingir seu aluno. Seu potencial criador precisa ser desenvolvido, administrado, extrapolado. No momento em que explana sobre algum tema e percebe a dificuldade de compreensão de um aluno, por exemplo, o professor “se desdobra”, cria, inventa nova explicação para sanar a lacuna deste aluno.
- Política – Na medida em que o professor organiza seu trabalho pedagógico, sabe exatamente os objetivos a serem alcançados pelos alunos. Seu discurso não é aleatório, vazio, desconexo, pelo contrário, tem fundamentação teórica, meta, intencionalidade. Demonstra responsabilidade e compromisso, posicionamento.
- Ciência – A sistematização de sua prática pedagógica requer apego a diferentes registros: acompanhamento de alunos, notas, ausências, planos de disciplinas, aulas, projetos, etc. Cada documento possui características próprias que auxiliam a interpretação de dados e levantamento de possibilidades de intervenção, logo, do conhecimento se produzirá mais conhecimento.
Para saber mais:
WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
É uma pena que muito professores ficam apenas no campo da arte tentando inovar as suas aulas de todoas as formas para que seu aluno o ache um professor legal, se esquecento de seu papel como tal e que sua função não que o aluno goste dele e sim auxiliar o seu aluno a construir o seu conhecimento.
Por estas e outras é que devemos mudar a realidade da Educação…
Oi, gostoi do seu blog, desejo saber se vc tem algo sobre Juventudes e sexualidade de Abramovay, Educação Intercultural de Freuri, Avaliação de aprendizagem escolar de Luckesi Curriculo de Moreira e o Trabalho docente elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas de Tardif, obrigada.