Saberes do professor

Segundo FREIRE (1996) pode-se assumir que a prática pedagógica do professor é apresentada, organizada à luz de três possibilidades – arte, política e ciência. O que isto significa?

  • Arte – A tarefa essencial do professor é ensinar. Para a efetivação desta tarefa ele precisa se utilizar de diferentes linguagens para atingir seu aluno. Seu potencial criador precisa ser desenvolvido, administrado, extrapolado. No momento em que explana sobre algum tema e percebe a dificuldade de compreensão de um aluno, por exemplo, o professor “se desdobra”, cria, inventa nova explicação para sanar a lacuna deste aluno.
  • Política – Na medida em que o professor organiza seu trabalho pedagógico, sabe exatamente os objetivos a serem alcançados pelos alunos. Seu discurso não é aleatório, vazio, desconexo, pelo contrário, tem fundamentação teórica, meta, intencionalidade. Demonstra responsabilidade e compromisso, posicionamento.
  • Ciência – A sistematização de sua prática pedagógica requer apego a diferentes registros: acompanhamento de alunos, notas, ausências, planos de disciplinas, aulas, projetos, etc. Cada documento possui características próprias que auxiliam a interpretação de dados e levantamento de  possibilidades de intervenção, logo, do conhecimento se produzirá mais conhecimento.

Para saber mais:

WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Sobre walkiriaroque

Adolescente em conflito com a lei (Socioeducação), especialista em Psicopedagogia e graduação em Pedagogia. Cursou o PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores e ainda o Magistério, no CEFAM - período integral. Atua na área da Educação há 24 anos. Tem experiência no Ensino Fundamental desde 1999, como Docente, Diretora, Coordenadora Pedagógica e Supervisora de Ensino. No Ensino Superior, atua desde 2005, na Graduação e Pós-graduação, como Docente, Coordenadora de Curso, Supervisora de estágios e Diretora geral de Unidade. Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Taboão da Serra / SP, representante governamental da Educação, no período de 2013 a 2015. Desde julho de 2018, faz parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, na área de Cursos de Graduação do SINAES. Atualmente é Coordenadora Pedagógica no IBFC e cursa a Pós-Graduação Conciliação e Mediação de Conflitos. Principais habilidades: gerenciamento de conflitos, liderança, capacidade para lidar com prazos e metas, postura adequada, comprometimento com resultados.
Esse post foi publicado em Práticas pedagógicas docentes e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Saberes do professor

  1. Afesua Kynomatsu disse:

    É uma pena que muito professores ficam apenas no campo da arte tentando inovar as suas aulas de todoas as formas para que seu aluno o ache um professor legal, se esquecento de seu papel como tal e que sua função não que o aluno goste dele e sim auxiliar o seu aluno a construir o seu conhecimento.

  2. Angela disse:

    Oi, gostoi do seu blog, desejo saber se vc tem algo sobre Juventudes e sexualidade de Abramovay, Educação Intercultural de Freuri, Avaliação de aprendizagem escolar de Luckesi Curriculo de Moreira e o Trabalho docente elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas de Tardif, obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s