Saberes do professor

Segundo FREIRE (1996) pode-se assumir que a prática pedagógica do professor é apresentada, organizada à luz de três possibilidades – arte, política e ciência. O que isto significa?

  • Arte – A tarefa essencial do professor é ensinar. Para a efetivação desta tarefa ele precisa se utilizar de diferentes linguagens para atingir seu aluno. Seu potencial criador precisa ser desenvolvido, administrado, extrapolado. No momento em que explana sobre algum tema e percebe a dificuldade de compreensão de um aluno, por exemplo, o professor “se desdobra”, cria, inventa nova explicação para sanar a lacuna deste aluno.
  • Política – Na medida em que o professor organiza seu trabalho pedagógico, sabe exatamente os objetivos a serem alcançados pelos alunos. Seu discurso não é aleatório, vazio, desconexo, pelo contrário, tem fundamentação teórica, meta, intencionalidade. Demonstra responsabilidade e compromisso, posicionamento.
  • Ciência – A sistematização de sua prática pedagógica requer apego a diferentes registros: acompanhamento de alunos, notas, ausências, planos de disciplinas, aulas, projetos, etc. Cada documento possui características próprias que auxiliam a interpretação de dados e levantamento de  possibilidades de intervenção, logo, do conhecimento se produzirá mais conhecimento.

Para saber mais:

WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro, reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Publicidade

Sobre Walkiria Roque

Carreira desenvolvida na área de Gestão Educacional. Profissional com mais de 20 anos de atuação na liderança e gerenciamento de ensino. Vivência em diversos níveis de ensino, atuando como docente, diretora, coordenadora e supervisora, conduzindo atividades administrativas e pedagógicas. Ampla experiência na liderança e formação de coordenadores e gestores educacionais, desenvolvendo e capacitando o corpo docente, promovendo modelos de aprendizado acolhedores e auxiliando instituições a alcançar excelência educacional.
Esse post foi publicado em Práticas pedagógicas docentes e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Saberes do professor

  1. Afesua Kynomatsu disse:

    É uma pena que muito professores ficam apenas no campo da arte tentando inovar as suas aulas de todoas as formas para que seu aluno o ache um professor legal, se esquecento de seu papel como tal e que sua função não que o aluno goste dele e sim auxiliar o seu aluno a construir o seu conhecimento.

  2. Angela disse:

    Oi, gostoi do seu blog, desejo saber se vc tem algo sobre Juventudes e sexualidade de Abramovay, Educação Intercultural de Freuri, Avaliação de aprendizagem escolar de Luckesi Curriculo de Moreira e o Trabalho docente elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas de Tardif, obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s