Alfabetário do Educador

Brincadeira bem humorada para registrar as palavras que todo Educador tem em mente.

Teste seus esquemas mentais e sugira novos vocábulos em “comentários”:

A = alfabetização, aprendizagem, avaliação, aluno, atividade, afetividade

B = bê-a-bá, brincadeira

C =  continuidade, crescimento, conteúdo, cognição

D = diversidade, diversão, direitos, deveres, desenvolvimento

E = escrita, educação, espaço, entrosamento

F = facilitador, familia

G = globalização, geração

H = habilidade

I = inteligências, individualidade

J = juventude, jogo

L = livro, leitura

M = metodologia, maturidade, memória, metáfora, música

N = novidade, norte

O = objetivo

P = professor, plano, projeto, participação, produção

Q = qualidade, querer

R = relação, roteiro, reflexão, reabilitação, resgate

S = sondagem, sucesso, social

T = tendência, tradicional, tempo

U = utilidade

V = verdade, vida

X = xícara (um professor normalmente não fica sem um cafezinho!)

Z = zelo.

Publicidade

Sobre Walkiria Roque

Carreira desenvolvida na área de Gestão Educacional. Profissional com mais de 20 anos de atuação na liderança e gerenciamento de ensino. Vivência em diversos níveis de ensino, atuando como docente, diretora, coordenadora e supervisora, conduzindo atividades administrativas e pedagógicas. Ampla experiência na liderança e formação de coordenadores e gestores educacionais, desenvolvendo e capacitando o corpo docente, promovendo modelos de aprendizado acolhedores e auxiliando instituições a alcançar excelência educacional.
Esse post foi publicado em Alfabetização e Letramento e marcado , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Alfabetário do Educador

  1. Profª. Walkiria,
    Adorei o Alfabetário do Educador! Fiquei mais feliz por ter confirmado o meu pensamento antes de chegar na letra S: não tem a palavra Sexualidade, rs!
    Por esta razão, indico a todos o curso da Profª. Graça Margarete S. Tessarioli, Sexualidade: Educação e Saúde, com início em 2011.
    Para saber mais, acesse: http://www.unip.br/ensino/pos_graduacao/latosensu/presenciais/sexualidade.asp
    Abraços e mais uma vez, parabéns pelo seu blog, está muito bom!!!

  2. walkiriaroque disse:

    Prof. Paulo, é verdade! No S não tem Sexualidade! A lacuna existe na formação do professor I. Tenho interesse no curso. Parabenizo a iniciativa.

    Agradeço a participação no blog. Preparo cada post como se fossem filhinhos. Fico feliz em saber que estão colaborando com a formação de educadores.

    Abração!

  3. Adriana Aparecida Balbino disse:

    Olá prof tdb? Gostei muito do alfabetário do educador, muito criativo e interessante. Para nós que estamos ingressando nessa bonita carreira fica como um guia a ser seguido. Afinal ser professor é muito mais do que ensinar a ler e a escrever. Parabéns pelo blog certamente me será de grande valia. Bjs

  4. Daniela Parra Luizon disse:

    Muito bom esse alfabetário… uma luva para quem é educar e tem responsabilidade pública e política com aquilo que faz por essa nação chamada BRASIL.
    Valeu Walkiria, abçs Dani

  5. Eliana Santana disse:

    Te encontrei agora…muito valiosa…Amei!! Pelo que estou vendo aqui, as postagens já tem um tempinho..mas mesmo assim valeu…

  6. Márcia Pessoa Maia. disse:

    Amei o Alfabetário do Educador, define muito bem um bom professor!!

  7. Marcelo Dorelande disse:

    Excelente blog. Posta sobre mídias na educação, é um assunto muito importante.
    Marcelo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s