Inteligências múltiplas na aprendizagem

Ao contrário do que postula a Pedagogia Tradicional com a crença dos domínios verbal e lógico matemático, existem diferentes manifestações de inteligência. GARDNER (1998) aponta que os indivíduos têm habilidades, identificações, facilidades específicas, inteligências que porporcionam a forma de se absorver o mundo. Significa compreender o homem através de um novo paradigma: quando uma criança não se destaca em determinadas disciplinas na escola, por mais que se empenhe, e em outras é muito bem sucedida, pode-se considerar a Teoria das Inteligências Múltiplas como pano de fundo da situação. Vejamos algumas delas (além da verbal e lógico matemática já consideradas):

  • Musical
  • Visual/espacial
  • Corporal/cinestética
  • Interpessoal
  • Intrapessoal

Esta referência traz uma discussão sobre a metodologia do professor, se considera (ou não) as diferentes tendências individuais dos alunos. Isto é bastante importante, pois em época de “inclusão”, de respeito às diferenças, pode-se abarcar neste contexto tais inteligências. A técnica de ensino, a metodologia de cada professor vai compor um dos elementos cruciais para a promoção da aprendizagem.

Um professor mais tradicional espera que em sua turma de Ensino Fundamental I os alunos se organizem através de dois grupos: dos “fortes” e dos “fracos”. Organiza para cada aula duas atividades distintas, uma para cada grupo.

Um professor contemporâneo, atento às novas tendências em Educação, percebe seus alunos por agrupamentos produtivos, ou seja, serão considerados os saberes de cada um deles, suas similaridades. A partir disto, os grupos dos alunos da turma (duplas, trios, quartetos) terão diferentes tarefas a serem desenvolvidas.

Aquela professora mais tradicional têm equívocos de natureza conceitual sobre o quê e como se aprende.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas – a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

Anúncios
Esse post foi publicado em Práticas pedagógicas docentes e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Inteligências múltiplas na aprendizagem

  1. LILIAN LUNA DE SOUZA IERARDI disse:

    Wal,
    adorei a matéria.
    Estou ingressando no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e estou acompanhado suas mensagens. Com certeza será de grande ajuda para o meu aprendizado.
    Um grande beijo.

  2. MARILENE CAVALCANTI ROCHA disse:

    WALQUIRIA,
    DECIFRAR ” CONCEITOS NÃO É COISA FÁCIL.ESTOU ADORANDO SUAS REFLEXÕES.DEPOIS DE GARDENER TODO ALUNO É POSSÍVEL.ISSO É MUITO DEMOCRÁTICO,INCLUSIVO.

    MARILENE , 16/12/2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s