Características da CNV Comunicação Não Violenta (Parte II)

“Analisar os outros é, na realidade, uma expressão de nossas necessidades e valores”. [1]

Na continuidade das características da CNV, novos conceitos que também propiciam as possibilidades resolutivas dos conflitos.

Escuta ativa

O movimento de escuta ativa requer entrega dos participantes para a compreensão mais autêntica do tema a ser tratado na conversa, que implica dizer que a disponibilidade das pessoas precisa ser total para que esse objetivo seja alcançado. Não interromper a fala do outro, até que se extinga, por exemplo.

Clareza

É a abordagem necessária na apresentação das temáticas para que sentimentos e/ou necessidades possam ser apreendidos, assimilados com objetividade, sem abertura para diferentes interpretações.

Conexão

A ligação entre aqueles que dialogam é considerada como conexão. Quanto maior o envolvimento dos participantes na conversa, maior a conexão. Aquela aula em que você nem percebeu o tempo passar, por exemplo, demonstra claramente a importância da conexão. Sem ela, não é possível legitimar sentimentos e/ou necessidades das pessoas.

 [1] ROSENBERG, 2006, p.38

Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por diana.grytsku – br.freepik.com</a>

Sobre Walkiria Roque

Carreira desenvolvida na área de Gestão Educacional. Profissional com mais de 20 anos de atuação na liderança e gerenciamento de ensino. Vivência em diversos níveis de ensino, atuando como docente, diretora, coordenadora e supervisora, conduzindo atividades administrativas e pedagógicas. Ampla experiência na liderança e formação de coordenadores e gestores educacionais, desenvolvendo e capacitando o corpo docente, promovendo modelos de aprendizado acolhedores e auxiliando instituições a alcançar excelência educacional.
Esse post foi publicado em CNV Comunicação Não-Violenta e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s