A águia e a galinha – Leonardo Boff

A partir do texto introdutório do livro “A águia e a galinha”, de Leonardo Boff, pode-se esboçar um raciocínio sobre a importância do ato de ler, de interpretar, decodificar o mundo. A alfabetização / letramento de um indivíduo perpassa valores desta natureza: mais do que a “soma de tijolinhos” (sílabas) o professor alfabetizador necessita de uma prática que permita efetivar a autonomia do aluno sobre a escrita e a leitura.

É evidente que a metodologia da alfabetização mais atual não deixa de “silabar”, mas este já não é o cerne das ações. Demonstrar a função da escrita na vida das pessoas é tarefa primordial, já que textos de jornais, de revistas, receitas, listas, poemas, etc, estão presentes em nosso cotidiano.

Textos para aprender a ler parecem trava línguas, pois não passam de treino de determinada letra = “O vovô viu a uva”. Podem ser utilizados, desde que em dosagem apropriada, ou seja, como mais uma possibilidade de leitura.

Com tais pressupostos, o professor alfabetizador conseguirá oferecer nova possibilidade ao aluno num movimento de amplitude de relações. A decodificação do alfabeto não garante interpretação, sentido, compreensão de um texto. O importante é o professor saber “ler, interpretar, compreender”, para oferecer esta referência ao aluno.

O texto sugere que só podemos dar sentido a partir do que conhecemos – “a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam”. Cada situação vivida, lição aprendida, novidade incorporada colabora para meu repertório particular de experiências, o que proporcionará salto qualitativo na interação com o outro, com o mundo.

 

About these ads
Esse post foi publicado em Práticas pedagógicas docentes e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para A águia e a galinha – Leonardo Boff

  1. Teresinha disse:

    MUITO BOM SEU BLOG PROFESSORA, COM MUITAS INFORMAÇÕES POSITIVAS PARA EDUCADORES NOVOS E VETERANOS, POIS LEVA O PROFESSOR PENSAR EM SUA PRÁTICA.
    PARABÉNS!

  2. Telma Maria Lopes de Albuquerque disse:

    Professora Walkiria, é a 1ª vez que entro em um blog
    tão significativo para subsídio de uma prática pedagógica que flua!

    Parabéns!!!! Telma Lopes Itabaiana Paraiba

  3. Suzana Baêta disse:

    Profª Walkiria que maravilha o seu blog !!!!! Sou estudante de psicologia e vc tem me ajudado muito que Deus continue te abençõando sempre

  4. Esse texto é maravilhoso….lembro até hoje de quando você nos apresentou na faculdade em 2009….grandes reflexões….Parabéns pelo Blog é maravilhosooooooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s